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Friday, September 02, 2005

Voluntário ou Obrigatório: O Balanço Social


A idéia da responsabilidade social não é nova, mas nos anos recentes tem contagiado as empresas. É cada vez maior o número de empresas que apresentam o Balanço Social por livre iniciativa. Uma das razões é a necessidade do setor privado de se aproximar dos clientes e conseqüentemente da comunidade local. Um dos caminhos para isso é abrir os olhos do mercado e apontar o que cada um pode fazer pelo social. O Balanço Social é isto mostrar com transparência o que faz cada um.
Neste aspecto as grandes empresas têm papel fun­damental, pois representam os grandes investimentos, as gran­des compras e a grande parcela dos consumidores. O Banco do Brasil é um exemplo desse papel. Sendo uma instituição que pu­blica o seu Balanço, ele pode cobrar também dos seus fornecedo­res uma postura social diferenciada. "Existe entre empresas uma cadeia de relacionamento, é óbvio que se começar a colocar exi­gências isso vai mudar", explica o gerente da área de relação com o investidor do Banco do Brasil, Gilberto Lourenço.
Para não perder o trem da história o Congresso Na­cional quer legislar sobre o assunto. Em Projeto de Lei, o senador, Ney Suassuna, quer uma prestação de contas sociais obrigatória por parte das empresas. Pelo projeto, junto a Declaração do Im­posto de Renda, as empresas estariam obrigadas a declarar, em documento separado, o que investiu em patrocínios culturais, ci­entíficos e esportivos. "Isso tudo daria um maior controle por parte da sociedade dos impostos pagos ao governo, ao mesmo tempo em que valorizaria a própria empresa junto à sociedade", acredita Ney Suassuna. Para Gilberto Lourenço do BB, a obrigatoriedade de declarar ações sociais pode se tornar burocrática. "Questão social independe da lei, sociedade já se antecipou", conclui o ge­rente do banco.
Na verdade, assim como o Balanço Social, a idéia de uma legislação sobre o assunto não é nova. Desde 1977 a França tornou obrigatória a realização periódica de um Balanço.
No es nuevo el concepto de responsabilidad social, pero sólo re­cientemente las empresas han adheri­do a él. Gerisse cada vez más el número de empresas que presentan su Balance Social expontaneamente. Aproximarse a sus clientes y tener contacto más direto con la comunidad local, son razones para este comportamiento. Un camino directo para el mismo es abrirle los ojos al mercado e indicarle a cada uno qué puede hacer por 10 social. Esto es Ba­lance Social, mostrar con transparencia 10 que cada uno hace.
En este aspecto las gran­des empresas desempenan un rol pre­ponderante, ya que representan las grandes inversiones, grandes compras y grandes fajas de consumidores. EI Banco del Brasil es un claro ejemplo de ese papel. Por tratarse de entidad oficial puede exigir de sus proveedores una postura social diferente. "Las empresas están atadas por eslabones en sus re­laciones, y claro está, comenzando a exi­gir la situación tendrá que cambiar", comenta el gerente del área de relacio­nes con los inversores del Banco del Brasil, Gilberto Lourenço.
Para estar acorde con el momento el Gongreso Nacional quiere legislar sobre el asunto. Existe un Pro­yecto de Ley, presentado por el senador Ney Suassuna, obligando a las empresas a una rendición de cuentas sociares. Según el proyecto, las empresas en ocasião de la presentación de su Declaración de Impuesto a la Renta, se obligarían a declarar, por separado, las inversiones en patrocínios culturales, científicos y deportivos. "Tendría así la sociedad mecanismo de control sobre los impuestos pagados al gobierno, a la vez que se valorizaría la propia empresa ante ella", confía el Senador. Gilberto Lourenço dei BB, con­sidera que esta obligatoriedad puede ha­cerse burocrática. "La cuestión social no depende de leyes, la sociedad llegó pri­mero.

No Brasil a utilização do Balanço é mais recente. Mesmo assim, algumas iniciativas demonstra­ram a preocupação com.o assunto já na década de 80. a Balanço Social da Nitrofértil, empresa estatal situada na Bahia, realizado em 1984, é considerado o primeiro docu­mento brasileiro do gêne­ro, que carrega o nome de Balanço Social. No mesmo período, esta­va sendo realizado o Balanço do Siste­ma Telebras, publi­cado em meados da década de 80. Em 1988 surgia também a Funda­ção Banco do Bra­sil, que atualmente é um dos pontos mais fortes no Ba­lanço do banco. É a fundação, por exemplo, responsá­vel pelo projeto BBeducar, que já alfa­betizou mais de 60 mil jovens e adultos com aju­da de voluntários e instruto­res do BB.

Sobre a discussão em torno de uma lei para o Balanço Social existe uma unanimidade, as empresas terem saído na frente já é um tempo em que valorizaria a bom sinal, se a sociedade cobrar esse tipo de atitude antes que a lei o faça, será melhor ainda. A preocupação do Terceiro Setor com uma lei que obrigue a declaração do Balanço Social tem motivos para existir. Afinal, a história do país mostra que umas leis pegam, outras não. Para Ney Suassuna não há nada a perder com a obrigatoriedade do balanço, apenas a ganhar. A pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, Ana Peliano, con­corda com o gerente do Banco do Brasil. Ela acredita que o mais importante é uma cobrança direta da sociedade. a que, na opinião da pesquisadora, já está acontecendo. Seja qual for o caminho do projeto em discussão no sena­do, espera-se que a vitoriosa seja a sociedade.

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